Publicado por: APROLEP | 06/10/2010

DIA NACIONAL DA PRODUÇÃO DE LEITE COM MINISTRO DA AGRICULTURA:

Vídeo da reportagem da SIC – AQUI ; – Vídeo com palavras do Ministro AQUI

O Ministro da Agricultura apelou ao consumo do leite nacional, que considerou ser “talvez o melhor do Mundo”. A 9 de Junho, durante uma visita à vacaria da Granja do Valado, em Valado dos Frades, que serviu para assinalar o “Dia Nacional da Produção de Leite”, António Serrano anunciou que o Governo pretende aplicar, em conjunto com os 27 países da União Europeia, instrumentos de protecção aos produtores agrícolas e também aos pescadores, para manter o sector primário “com viabilidade e rentabilidade”.

“É preciso uma grande concertação à escala europeia ao nível da formação de preços”, garantiu o governante, explicando que a União Europeia nomeou, recentemente, um grupo de especialistas que estarão prestes a apresentar um conjunto de propostas de “regulação do sector”.A visita ao concelho da Nazaré foi promovida pela Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP), que manifestou preocupação com o facto de os produtores leiteiros estarem “a perder 10 cêntimos por litro”.Aquela acção contou com a participação de alunos da Escola EB1 de Valado dos Frades, que aprenderam, nas instalações da empresa Granja do Valado, como se produz o leite, através de explicações de produtores e técnicos que apoiam as explorações leiteiras. E ainda levaram conselhos do ministro sobre as vantagens de consumir leite português.”Têm de dizer aos pais que devem procurar leite nacional nas prateleiras”, afirmou António Serrano, que foi secundado por uma das crianças que ouvia o ministro: “Devemos fazê-lo até para ajudar a nossa economia”.”Tratou-se de uma iniciativa de carácter pedagógico, que deve ser estendida”, comentou o ministro da Agricultura, para quem é necessário manter um esforço constante de sensibilização para a “grande distribuição comprar e dar preferência aos produtos nacionais”.”O que nos interessa é que os nossos agricultores e pescadores tenham viabilidade e para terem viabilidade é preciso que os produtos tenham um preço mais justo”, notou António Serrano.

“Esta actividade é estratégica para Portugal e tudo o que fizermos, estaremos a contribuir para equilibrar a nossa balança comercial”, concluiu o ministro.

No próximo ano, a APROLEP espera ter dezenas de explorações leiteiras de «porta aberta» às crianças e à sociedade em geral, «para que conheçam o trabalho e valorizem a produção nacional de leite», disse Carlos Neves, presidente da Associação.

O “Dia Nacional da Produção de Leite” é um projecto-piloto desenvolvido pela APROLEP, que pretende mostrar o trabalho desenvolvido pelos produtores nacionais e valorizar o seu produto, o leite português. (excertos das notícias de “Região de Cister” e da Câmara da Nazaré)


Categorias